APRENDA "O PASSO A PASSO COMPLETO" PARA VENDER PARA O GOVERNO:
Sabe qual o maior comprador de produtos e serviços no Brasil?
O Governo!
Vender para o governo é uma grande oportunidade para empresas privadas que desejam estabilidade financeira, contratos robustos e previsibilidade de receita.
Os entes públicos movimentam bilhões de reais, por ano, adquirindo diariamente todo e qualquer tipo de produtos, desde um simples lápis até produtos de alta tecnologia com objetivo de manter a máquina pública em pleno funcionamento à população.
Porém, as empresas privadas exploram pouco esse mercado.
Entendem que órgãos públicos são “burocráticos”, “pagam mal”, “são morosos em pagar”, etc.
De tudo que pensam, de fato, a burocracia ainda existe nas compras públicas. Porém, são ótimos pagadores!
A Nova Lei de Licitações e Contratos – NLL (Lei 14.133/2021) trouxe mudanças significativas que modernizou o processo licitatório, tornando-o mais ágil e eficaz de forma a favorecer a contratação do particular.
Confira o “passo a passo” de como participar de uma licitação e as vantagens de vender ao Governo:
1º PASSO: EU POSSO VENDER? Em regra, qualquer pessoa ou empresa formalizada que atenda as exigências de habilitação podem participar de uma licitação e vender para os órgãos estatais:
Porém, há os impedidos de participar:
2º PASSO: COMO VENDER? Em regra, as vendas para governo são realizadas por processo licitatório e, de forma excepcional, por dispensa de licitação.
As licitações públicas regem por procedimento administrativo cujo objetivo é selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, através de uma competição justa e com tratamento igualitário entre seus participantes.
Quando se fala em proposta vantajosa, entende-se como a proposta que tenha melhor relação custo-benefício, a melhor solução e mais completa que atenda a necessidade pública.
3º PASSO: BUSCAR OPORTUNIDADES! Acompanhar as publicações de editais de licitação em portais de compras e/ou diário oficial do ente público que está comprando.
4º PASSO: HABILITAÇÃO: Encontrado o edital de licitação, o interessado deve providenciar os documentos que o edital exige para habilitar a sua participação no procedimento licitatório, com a comprovação de:
5º PASSO: PARTICIPAÇÃO NO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO
6º PASSO: FIRMAR COMPROMISSO - Após a homologação, o licitante será contatado para assinar contrato ou instrumento equivalente para iniciar o fornecimento material ou serviço nas condições previstas no edital.
QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE PARTICIPAR DE UMA LICITAÇÃO?
É aí que entra a importância de contar com uma consultoria especializada em licitações e contratos administrativos que irá:
✅ Avaliar a viabilidade da sua empresa participar de licitações;
✅ Auxiliar na análise de editais e na montagem de propostas;
✅ Cuidar da regularidade da documentação;
✅ Proteger sua empresa em caso de impugnações, recursos ou sanções.
Com suporte técnico da Gera Consultoria, sua empresa pode se destacar nos procedimentos licitatório e vender para o governo com segurança e competitividade.
💼 Quer começar a participar de licitações, mas não sabe por onde começar?
SAIBA MAIS!
AGENDE UMA CONSULTORIA GRATUITA: